Barco-hospital criado a partir de pedido do papa Francisco deixa comunidade ribeirinha no Amazonas após mais de 10 mil atendimentos
27/04/2025
(Foto: Reprodução) Depois de sete dias, a expedição em Novo Remanso, distrito de Itacoatiara (AM), chegou ao fim na quinta-feira (24). Diretor-técnico do barco explica como se tornar voluntário. Barco-hospital criado a partir de pedido do papa Francisco termina missão no Amazonas
Durante sete dias atracado no porto de Novo Remanso, distrito de Itacoatiara (AM), o barco-hospital São João XXIII levou atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos à comunidade ribeirinha de Novo Remanso, distrito de Itacoatiara (AM). Ao final da expedição, na quinta-feira (24), o balanço foi de mais de 1.593 consultas, 2.452 procedimentos odontológicos, 3.659 exames e 196 cirurgias, totalizando 10.628 atendimentos em saúde.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A embarcação, adaptada com consultórios, laboratório, farmácia e centro cirúrgico, viajou por oito horas de Manaus (AM) até a comunidade de 15,8 mil habitantes. A equipe, formada por 21 voluntários e 55 funcionários fixos, deixou marcas de acolhimento e levou consigo as recordações dos olhares daqueles que ajudou.
Nos números de atendimentos também constam internações (74), triagem de enfermagem (1.902) e assistências farmacêuticas (752).
Barco-hospital São João XXIII em expedição no Amazonas
Desirèe Assis/g1
Após dias intensos de trabalho, com jornadas de mais de dez horas seguidas, a tarde de quinta-feira foi marcada por abraços apertados e olhares marejados. Todos carregavam na mala o mesmo sentimento: uma mistura de missão cumprida com o desejo de voltar.
A cirurgiã-dentista e odontopediatra Risleiny Junqueira, de Vinhedo (SP), já soma três viagens voluntárias. Ela conta que, a cada ida, aprende uma nova lição, e tem a certeza de que voltará nas próximas.
"É muito cansativo, mas saí com o coração repleto, porque a gente vê do que o povo necessita. Isso faz valer a pena a profissão. Foi o que eu senti: com 30 anos de formada, hoje eu sinto que vale a minha profissão. É tanto carinho, tanto amor trocado com esses pacientes, cada abraço, cada sorriso que eu estabeleço, que eu devolvo, e um pouquinho de dor que a gente tira", diz, emocionada.
A embarcação surgiu de uma ideia do frei Francisco Belotti, presidente da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com sede em Jaci (SP), e atendeu ao pedido do papa Francisco durante uma visita que ele fez ao Brasil em 2013.
Neste ano, equipes do g1 e da TV TEM, afiliada da Rede Globo em São José do Rio Preto (SP), acompanharam a expedição.
Barco-hospital São João XXIII em expedição no Amazonas
Desirèe Assis/g1
Próxima parada: como se tornar voluntário
Os interessados em participar das próximas expedições podem entrar em contato com a associação em Jaci ou se inscrever diretamente pelo site. O processo inclui entrevista, análise de currículo e captação prévia.
O médico, diretor-técnico do barco e responsável pela captação dos voluntários, Gustavo Bueno Vieira, afirma que a demanda por profissionais é diversificada, variando entre médicos e dentistas.
Barco-hospital São João XXIII em expedição no Amazonas
Desirèe Assis/g1
"Levamos em consideração se o profissional tem alguma referência em algum hospital ou universidade da associação, para fins de recomendações, porém não se limita a elas. A especialidade e, principalmente, a disposição, não apenas de tempo, mas de realizar um trabalho voluntário de porta-aberta e livre-demanda", pontua o diretor.
Todas as despesas durante a missão, como alimentação, alojamento e transporte, desde passagens aéreas a ônibus, são custeadas pela associação.
Barco-hospital São João XXIII em expedição no Amazonas
Desirèe Assis/g1
A próxima expedição já tem data e destinos marcados: será de 8 a 16 de maio, em Urucurituba (AM), com 24 mil habitantes, a cerca de 200 quilômetros de distância de Manaus.
A expectativa é ampliar o número de atendimentos e incluir novas especialidades na equipe. Enquanto isso, o barco-hospital segue ancorado em Manaus, com as memórias da última jornada vivas em cada voluntário e nos corações de quem foi atendido.
Barco-hospital São João XXIII em expedição no Amazonas
Desirèe Assis/g1
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM