'Gatos': energia perdida com ligações clandestinas é suficiente para abastecer 3.804 casas da região de Piracicaba em um ano
28/12/2024
Piracicaba lidera número de ligações irregulares e soma 1.285 'gatos', aponta CPFL. Empresas identificam fraudes em fiscalizações e até à distância com uso de Inteligência Artificial. As fraudes na rede elétrica, conhecidas como 'gatos' são consideradas crimes.
Felipe Lazzarotto/EPTV
A região de Piracicaba registra 2.656 ligações clandestinas, os famosos 'gatos', na rede elétrica em 2024, aponta levantamento feito em dezembro pelas concessionárias de energia CPFL Paulista e Neoenergia Elektro com dados das 18 cidades da área de cobertura do g1.
O município que lidera o ranking de número de ‘gatos’ é Piracicaba (SP), o maior da região e que teve 1.285 regularizações de janeiro a outubro de 2024.
⚠️Ainda de acordo com a CPFL Paulista, cerca de 3.804 residências poderiam ser atendidas durante um ano com a quantidade de energia furtada nas cidades da região que são atendidas pela empresa.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Técnicos da CPFL inspecionam registro de energia
CPFL Paulista
Em segundo lugar no ranking está Limeira (SP) com 510 ‘gatos’ identificados de janeiro a dezembro deste ano pela Neoenergia Elektro.
Os bairros de Limeira com maior desvio de energia foram Centro, Rural e Jardim Cidade Universitária. Segundo a Elektro Neoenergia, a eletricidade furtada seria o suficiente para abastecer o município de Iracemápolis por nove dias.
💡Confira, abaixo, a lista com os números de ‘gatos' identificados nas cidades da cobertura do g1 Piracicaba e Região.
Número de furtos de energia durante 2024 por cidade
Fiscalizações
As companhias de energia elétrica identificam os ‘gatos’ de algumas formas:
Uso de Inteligência Artificial (IA). A tecnologia acompanha o consumo dos clientes, portanto, consegue identificar possíveis fraudes por meio de cruzamento de dados.
Fiscalizações por equipes técnicas;
Ações conjuntas de inspeção com as polícias Civil, Militar ou com Instituto de Criminalística;
Blindagem de medições. Os medidores blindados, mais utilizados por comércios e indústrias, são acessados apenas pelos técnicos da companhia e permitem a leitura e faturamento à distância.
"Só em 2024, até outubro, blindamos cerca de 39 mil estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, informa a CPFL Paulista sobre a atuação na região de Campinas e Piracicaba.
Penalidades por furto de energia
De acordo com a Neoenergia Elektro, após identificação da irregularidade, é feita análise e cobrança do que foi roubado. O valor segue as regras da regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Já a CPFL Paulista informa que, no caso das ações com as polícias, há a condução do suspeito de furto até as delegacias para realizar boletim de ocorrência. Além disso, o cliente é obrigado a pagar o pelo período em que furtou energia.
Independente da companhia prestadora do serviço, o furto de energia é considerado crime de acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena varia de um a quatro anos de reclusão e multa.
Riscos
Os ‘gatos’ elétricos podem ocasionar acidentes, incêndios, sobrecarga e interrupção do abastecimento nas residências, comércios e indústrias.
Além disso, geram riscos graves e até fatais decorrentes da manipulação da rede elétrica sem itens e medidas de segurança e por profissionais incapacitados.
Como denunciar ‘gatos’ da rede elétrica?
No caso das cidades atendidas pela CPFL Paulista, as denúncias são anônimas pelo aplicativo “CPFL Energia” ou pelo site www.cpfl.com.br/fraude.
Já para a Neoenergia Elektro é pela central de atendimento pelo telefone 0800 701 01 02.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba