Influencer de 21 anos descobre trombose profunda na perna quando produzia vídeo: 'pior dor'
05/04/2025
(Foto: Reprodução) Moradora de Araras (SP), Sarah Femina fazia um conteúdo para seus mais de 1 milhão de seguidores quando sentiu perna doer e ficar 'escura'. Ela ficou internada. Casos crescem. Influencer Sarah Femina descobriu trombose profunda na perna quando gravava vídeo
A influencer e atriz Sarah Femina, de 21 anos, relembrou neste sábado (5) o dia em que descobriu que tinha uma trombose profunda na perna esquerda e teve que ficar internada para tratamento. A doença acontece quando há formação de um coágulo de sangue em uma veia profunda.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Moradora de Araras (SP), Sarah tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e fazia um conteúdo em vídeo quando sentiu a perna doer e ficar 'escura', no final do ano passado. A jovem vai ter que tomar anticoagulante por 6 meses. (veja vídeo acima com o relato da influencer).
LEIA TAMBÉM: Quem é a influencer e atriz Sarah Femina, que descobriu trombose grave quando produzia vídeo
Descoberta de trombose em gravação
Influencer e atriz Sarah Femina lembra internação por trombose em Araras (SP)
Reprodução/EPTV
A jovem registrou o momento do grande susto durante a produção. "No vídeo dá para ver que eu estava correndo, vivendo minha vida normal, quando do nada eu piso e minha perna inteira começou a doer e ficar escura. E aí a gente foi direto para o hospital", lembrou.
LEIA TAMBÉM: Trombose: os mitos e verdades sobre a doença
Rapidamente a perna esquerda dela ficou com uma coloração diferente. Ela foi ao médico, fez o ultrassom e o diagnóstico foi uma trombose profunda e extensa. Sarah passou o Natal internada.
"Gente eu estou com um problema um pouco sério, de verdade eu vou ficar internada. Eu filmei o momento que começou a dar tudo errado", relatou ao seguidores na época da descoberta.
"Pior dor que eu já senti na minha vida. E eu nunca tive nada, nunca tive nenhum sinal, sou muito ativa. O que é mais esquisito, porque eu sou nova, eu faço exercício físico", disse em entrevista à EPTV.
A influencer e atriz Sarah Femina sofreu uma trombose profunda na perna em Araras (SP)
Reprodução
Foram três dias de internação e uma série de exames. Ela começou o tratamento com os remédios anticoagulantes na unidade e ainda precisa tomar.
"Ele [médico] falou que é uma trombose extensa profunda na femoral e ilíaca. E aí eu fiquei já chocada porque eu estava morrendo de medo que fosse, eu chorava porque o nosso pior medo é perder a perna, né? E a gente só pensa nisso e não queria pensar nisso, né? Mas foi um choque e aí já começaram a me dar os medicamentos para que eu já pudesse tratar, porque a minha perna já tava muito inchada e roxa, e não podia ficar assim", explicou.
A vida da Sara está voltando ao normal aos poucos. Ela ainda não está liberada para fazer um grande esforço físico, mas o pior já passou. "É uma coisa que assusta, mas tem vida pós-trombose. É isso que uma uma pessoa falou para mim e eu fiquei muito feliz depois de ouvir isso".
Initial plugin text
Aumento dos casos de trombose
Dados da Secretaria de Saúde de São Paulo mostram um aumento no atendimento às pessoas por causa da trombose no estado. Foram 522, em janeiro de 2025, contra 415, em 2024, crescimento de 25,7%. Só em janeiro deste ano, 291 pessoas tiveram que ser internadas por causa da trombose.
O médico cardiologista e intensivista Agnaldo Píscopo explica que a Covid-19 pode ter contribuído para os casos confirmados, já que se trata de uma inflamação.
"Qualquer doença inflamatória pode levar o paciente à trombose. Então a covid é sim pró-trombótica, ela eleva a chance de o paciente apresentar um processo de trombose, como outras doenças também. Outro dado importante de risco são as doenças neoplásicas. O câncer, de uma forma geral, aumenta de uma forma bastante expressiva o risco de trombose", disse o médico.
É possível fazer o tratamento na rede pública de saúde. Os remédios anticoagulantes e as meias especiais são as principais ferramentas para melhoria e, se sentir algo, é importante procurar um médico.
"São os pronto-atendimento, porque normalmente o paciente consegue caminhar. Se esse paciente tem uma trombose mais importante, ao ponto de não conseguir caminhar ou vier já acompanhado de outros sintomas, como falta de de ar, ele tem que ligar no Samu. Dizer que está com a perna inchada, que a perna está escura, que tem dor na região da panturrilha. O médico regulador vai decidir se vai mandar para um pronto-atendimento ou se vai mandar direto para o hospital de referência com médico vascular", ressaltou Píscopo.
Médico esclarece dúvidas sobre trombose:
Casos de trombose sobem 25,7% no estado de São Paulo; médico esclarece dúvidas
Principais sintomas da trombose
Classificada pelos médicos como uma doença silenciosa, já que a trombose pode ser completamente assintomática, o Ministério da Saúde alerta que é preciso ficar em atento aos sintomas nos membros inferiores:
Aumento da temperatura nas pernas
Dor nos membros inferiores
Inchaço nas pernas
Coloração vermelho-escura ou arroxeada nas pernas
Endurecimento da pele/Rigidez da musculatura em alguma região
Varizes
Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) os sintomas que mais merecem atenção são a dor na panturrilha e o inchaço das pernas ou de qualquer outro membro.
O Hospital São Luiz explica que se o coágulo for até o pulmão, "o paciente pode apresentar ainda dor no peito e nas costas, tosse com sangue e respiração curta e rápida", informa o site da instituição. Tais sintomas são extremamente graves.
Segundo o Ministério da Saúde, a trombose crônica, uma forma grave da doença, pode causar a morte súbita no paciente em razão de uma embolia.
A embolia acontece quando um fragmento do coágulo formado pela trombose se desprende e cai na corrente sanguínea. Ao se movimentar, ele pode ir para os pulmões, coração ou cérebro, bloqueando o fluxo do sangue nesses lugares, podendo causar a morte súbita.
Mais notícias da região:
TRAGÉDIA: Quem eram Tauany e Cleiton, casal que morreu em grave acidente em MG durante viagem para a Bahia
SAÚDE: São Carlos registra morte de idoso por febre amarela; vítima não estava vacinada
LUTA PELA VIDA: VÍDEO: bebê com doença grave completa 1 ano e ganha festa em UTI de hospital no interior de SP
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara