Moradores fazem protesto contra violência após morte a tiros de delegado na Zona Sul de SP
18/01/2025
Josenildo Belarmino de Moura Júnior tinha 33 anos e exercia a função havia apenas dois meses. Crime aconteceu na manhã de terça-feira (14) em uma rua da Chácara Santo Antônio. Moradores fazem protesto contra violência após morte a tiros de delegado na Zona Sul de SP
Moradores da Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, fizeram neste sábado (18) um protesto contra a violência após morte a tiros de um delegado da Polícia Civil no meio da rua em plena luz do dia. Uma câmera de segurança registrou o crime. (Veja no vídeo acima.)
Josenildo Belarmino de Moura Júnior tinha 33 anos e exercia a função havia apenas dois meses. Ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O caso não foi o único registrado recentemente na região, conforme mostrou nesta semana o Bom Dia São Paulo.
Em dezembro do ano passado, um motorista flagrou a ação de criminosos na Rua Pais da Silva. Ao menos seis pessoas, que voltavam da igreja, foram rendidas e obrigadas a entregar os celulares, bolsas e carteiras.
No mês de novembro, outro caso foi registrado. Câmeras flagraram uma cliente sendo rendida na porta de um estabelecimento, na Rua Alexandre Dumas.
Na Rua Capitão Otavio machado, uma mulher estava na calçada com o celular na mão. É possível ver o momento em que o ladrão chega de moto. Ele agride a vítima e puxa o celular dela.
Em outro caso, na Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, pelo menos quatro homens chegam dentro de um carro branco. Três deles invadem uma arena de esportes de praia e roubam objetos dos frequentadores. Na sequência, as imagens mostram o trio saindo do local. Eles observam a movimentação da rua e fogem em um outro veículo.
Sem paz
Segundo os moradores da região, os assaltos frequentes têm tirado a paz do bairro.
"É todo dia igual, de manhã, de tarde. A gente não pode mais sair com cachorro, não pode sair com celular, as pessoas têm medo de sair a pé. (...) A gente não sabe se vai virar estatística ou não", disse a aposentada Maria Cristina, que mora na região.
Segundo o enfermeiro Reinado Ribeiro, o protesto era uma forma de chamar a atenção para a falta de segurança na região.
"Nem todas as vítimas registram boletim de ocorrência, e sabemos que, para a Segurança Pública, são os números dos indicadores que importam para tomar providência. Hoje, estamos aqui para mostrar que aqui precisa de mais segurança", afirmou.
Crime registrado pelas câmeras
Delegado da Polícia Civil é morto a tiros na Zona Sul de SP
No assalto ao delegado, as imagens das câmeras de segurança mostram quando o policial é abordado pelo criminoso, que, momentos antes, tinha estacionado a sua moto no local.
O delegado parece pedir calma para o assaltante, que passa a revistá-lo. Quando percebe que a vítima está armada, o homem dispara várias vezes, volta para a motocicleta e foge. O delegado cai no chão e tenta se esconder atrás de um carro, mas logo para de se movimentar.
Em nota, a SSP lamentou a morte do agente e disse que as investigações prosseguem pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da 6ª Delegacia Seccional.
Delegado é morto a tiros na Zona Sul de SP
Reprodução
Josenildo Júnior foi morto a tiros na Zona Sul de SP
Reprodução